Computação forense, também conhecida como análise forense computacional; análise de evidências eletrônicas; a descoberta de provas eletrônicas; a descoberta digital; recuperação de dados; descoberta de dados de computador; análise de computador; exame de arquivos de computador, dentre outras nomenclaturas, é o processo de suporte informático metodicamente definido para análise de evidências.

Geralmente, considera-se a aplicação da ciência para a identificação, coleta, exame e análise dos dados, preservando a integridade das informações, com a manutenção da cadeia de custódia, de forma rigorosa, visando que os dados não se percam, ou permita que esses sejam adulterados. Uma análise bem executada pode resultar na reconstrução das atividades de um usuário de computador. Em outras palavras, computação forense é a coleta, preservação, análise e apresentação de evidências em termos de informática.

Muito mais informações são mantidas em um computador do que a maioria das pessoas imagina. É também mais difícil de remover completamente estas informações, do que geralmente se pensa. Por estas razões, dentre outras, computação forense pode muitas vezes, encontrar evidências ou mesmo recuperar completamente, informações perdidas ou excluídas, mesmo que a informação tenha sido intencionalmente apagada.

A análise forense se inicia pelo isolamento eficiente das supostas provas cuidando para evitar a possível contaminação das evidências. Passando então, para a fase de identificação e coleta de todo tipo de dado e material que possa ter alguma relevância na resolução do caso em questão.

O sucesso da análise está então, ligado diretamente o sucesso de todas as etapas que constituem o processo. Pois caso haja contaminação ou falhas na aplicação de metodologias para aquisição ou manipulação de evidências, tem-se por sua vez, uma grande possibilidade de não conseguir-se resultados precisos, ou mesmo, resultado algum durante uma análise. Isto avaliando apenas aspectos técnicos, uma vez que falhas desse tipo invalidam completamente uma prova em um tribunal.